top of page

Seminário vai debater o fortalecimento das rotas do queijo Minas artesanal


A capital mineira vai receber, em 19 de setembro, o seminário "Queijos Artesanais: Cultura, Turismo e Novos Negócios", realizado pelo Instituto Periférico, com o objetivo de promover um diálogo com o trade turístico de Minas Gerais sobre as possibilidades de atuação e fortalecimento de rotas dos queijos artesanais, além das perspectivas com relação à declaração da Unesco sobre os modos de fazer o queijo Minas artesanal como Patrimônio Cultural da Humanidade. O encontro será das 14h às 18h no Centro de Referência do Queijo Artesanal, em Belo Horizonte, com entrada gratuita e mediante inscrição prévia neste LINK.


Também estarão presentes produtores que apresentarão a sua experiência com o turismo motivado pela crescente valorização dos queijos artesanais produzidos no estado, além de associações que se dedicam à preservação e promoção desses saberes.


O seminário contará com especialistas do setor, como o superintendente da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Gilson Sales, e a presidente da Fecitur, Teresa Lemos. Sales estará à frente da palestra “Perspectivas do setor agropecuário para o queijo artesanal”, enquanto Teresa Lemos discorrerá sobre as políticas públicas e atualizações da legislação no campo do turismo para valorização do produto e de seus modos de fazer. 


Para a diretora-presidente do Instituto Periférico, Gabriela Santoro, este evento representa uma oportunidade única para uma rica troca de experiência sobre as tradições, a economia e o turismo que cercam a produção dos queijos artesanais em Minas Gerais. “Vamos explorar como o fortalecimento das rotas do queijo artesanal pode não apenas valorizar nossa cultura, mas também impulsionar o turismo e o desenvolvimento econômico das comunidades envolvidas. Ao reconhecer e apoiar os saberes e sabores que compõem essa tradição, estamos investindo na nossa história e no futuro dos nossos produtores, garantindo que o queijo artesanal de Minas Gerais continue sendo uma fonte de orgulho e sustento para nossas comunidades”, afirma Santoro.


De acordo com a coordenadora do projeto, Luciana Praxedes, “compreender a importância dos queijos artesanais produzidos em Minas Gerais, para além da relevância patrimonial, é ampliar as oportunidades de negócio e desenvolvimento das inúmeras comunidades que possuem a tradição queijeira como um importante fator econômico e social. Para o turismo, cultura alimentar, saberes e experiências são elementos essenciais, em especial quando pensamos nas inúmeras possibilidades no nosso estado."


O seminário é uma das ações do projeto “Queijo Artesanal: Sabores e Saberes Mineiros”, que tem como objetivo identificar, pesquisar e valorizar os saberes e modos de fazer tradicionais que envolvem a produção do queijo artesanal de leite cru. O projeto é realizado pelo Instituto Periférico, com o patrocínio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa MG), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio técnico da Emater. Os eventos que o Instituto Periférico tem desenvolvido nas microrregiões da Canastra e de Araxá, além de Belo Horizonte, também possuem o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), Associação dos Produtores de Queijo da Canastra (Aprocan), Associação Regional Produtores Queijo Minas Artesanal Araxá (Aqmara), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Centro de Referência do Queijo Artesanal e Mercado Central de Belo Horizonte.



PROGRAMAÇÃO:


Seminário - “Queijos artesanais: cultura, turismo e novos negócios”


Local: Centro de Referência do Queijo Artesanal  

Rua Adriano Chaves e Matos, 100 - Olhos d'Água - Belo Horizonte (MG).

Data: 19 de setembro | Das 14h às 18h


13h30 - 14h | Credenciamento 


14h - 14h20 | Abertura 


14h20 - 14h50 | Palestra 1: Perspectivas do setor agropecuário para o queijo artesanal de Minas Gerais

Gilson Sales - Superintendente da Secretaria de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais 


14h55 - 15h45 | Palestra 2: Transformando o queijo artesanal em destino

Marcus Januário - Rota do Queijo | Terroir Vertentes

Thatiana Garcia - Emater

Teresa Lemos - Presidente da Fecitur


15h45 - 16h10 | Coffee-break


16h15 - 16h45 | Palestra 3: O papel do Sebrae no fortalecimento do turismo ligado ao queijo artesanal

Roger Vieira - Assessor do Sebrae Minas


16h50 - 17h40 | Palestra 4: Queijo artesanal, Selo Arte e estratégias de turismo com a Aprocan e Emater-MG

Maria Ednice Rodrigues - Emater

Higor Freitas - Aprocan


17h40 - 18h | Encerramento

23 visualizações

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page