12 DE AGOSTO • SEXTA-FEIRA
DAS 8 ÀS 18H
EXPOSIÇÃO WANDER PIROLI, INVENTOR DO QUE EXISTE
A exposição Wander Piroli: inventor do que existe é uma mostra bibliográfica e afetiva da obra do escritor que fez de sua vivência no bairro Lagoinha, em Belo Horizonte, matéria literária, trazendo para sua escrita a vida de operários, marginais, bêbados e vagabundos, além de um universo singular da e sobre a infância. Composta por livros, fotografias, dados biográficos e textos literários, a mostra é um convite aos leitores de todas as idades a uma aproximação com o universo de Wander Piroli.
Curadoria: Carolina P. Fedatto
Projeto expográfico: Micrópolis
Galeria Paulo Campos Guimarães
Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais | Circuito Liberdade
9H
VISITA GUIADA À EXPOSIÇÃO "WANDER PIROLI: INVENTOR DO QUE EXISTE", E NARRAÇÃO DE HISTÓRIA COM CIA. CANTA CONTOS
A Cia. Canta Contos é formada pela narradora de histórias Bárbara Amaral e pelos músicos Babu Xavier e Tininho Silva. É o encontro da palavra, cultura popular, literatura e a música
Galeria Paulo Campos Guimarães / Teatro da Biblioteca | Circuito Liberdade
SEMINÁRIO MINAS NO PLURAL
HISTÓRIAS DE MUITAS PESSOAS,
NO HORIZONTE DE TODAS
INSCRIÇÕES
GRATUITAS
O Seminário Minas no Plural: histórias de muitas pessoas, no horizonte de todas, é um convite do Instituto Periférico e da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais à reflexão e a trocas de experiências sobre acessibilidade em bibliotecas e equipamentos culturais. Toda a programação é gratuita e as pessoas com deficiência contarão com recursos de acessibilidade para sua participação.
CONFIRA ABAIXO A PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO QUE INTEGRA O FESTIVAL MINAS NO PLURAL LITERÁRIA
9H30
CONFERÊNCIA
O DIREITO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA À LEITURA E A BENS CULTURAIS
COM CARLA MAUCH (SÃO PAULO)
MEDIAÇÃO DE CLEIDE FERNANDES (BELO HORIZONTE)
CARLA MAUCH
Pedagoga, especializada em Deficiência Intelectual, pós-graduada em Tecnologia Assistiva e mestra em Psicologia da Educação. É coordenadora da Mais Diferenças, OSCIP que atua com Educação e Cultura Inclusivas. Atua em projetos sobre direito ao livro, à leitura e à literatura, tais como: pesquisa e produção de livros em múltiplos formatos, formação de mediadores de leitura, formação de leitores com e sem deficiências. Atua em defesa dos direitos das pessoas com deficiência.
CLEIDE FERNANDES
Bibliotecária e gestora na Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais. Desde 2006 desenvolve projetos de incentivo à leitura para pessoas com deficiência. Atualmente coordena o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais. Cursa especialização em Audiodescrição na PUC Minas, com ênfase na acessibilidade na Cultura. Atualmente coordena o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais.
14H30
MESA DE DEBATE
DISCURSOS E PRECONCEITOS: BIBLIOTECAS PARA QUEM?
COM BRISA MARQUES (BELO HORIZONTE) E SÔNIA CALDAS PESSOA (BELO HORIZONTE)
MEDIAÇÃO DE WANDER FERREIRA (BELO HORIZONTE)
BRISA MARQUES
Performer, jornalista, curadora, escritora e letrista. É autora dos livros Entre as veias de fato e Corpo-concreto. Criou e apresentou os programas Cardápio Cultural, exibido pela BH News; Ação ilimitada, na Rede Minas; Casa aberta, Lusofonia, os vários sons da língua portuguesa, Disco de pelúcia e Estúdio vivo, exibidos pela Rádio Inconfidência, da qual foi também Diretora Artística.
SÔNIA CALDAS PESSOA
Doutora em Estudos Linguísticos pela UFMG, com estágio pós-doutoral na Université Paris Est-Crèteil / Le Céditec. É professora do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da UFMG, e co-coordenadora do Afetos: Grupo de Pesquisa em Comunicação, Acessibilidade e Vulnerabilidades.
WANDER FERREIRA
Graduado em Biblioteconomia pela UFMG, pós-graduado em Literatura Infantil e Juvenil e contação de histórias pela FATUM Curitiba, bibliotecário da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte / Fundação Municipal de Cultura e mediador de leitura.
16H30
MESA DE DEBATE
EQUIPAMENTOS CULTURAIS PARA TODAS AS PESSOAS
COM CARLITO HOMEM DE SÁ (BELO HORIZONTE), IRACEMA CARMO MACHADO / INSTITUTO VIVA DOWN (BELO HORIZONTE) E GLEISON FERNANDES DE FARIA (ITAÚNA)
MEDIAÇÃO: ALEXANDRO LIMA (BELO HORIZONTE)
CARLITO HOMEM DE SÁ
Bacharel em Letras pela UFMG e servidor público do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. É leitor voraz e frequentador do Setor Braille da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais.
GLEISON FERNANDES DE FARIA
Gleison Fernandes de Faria é bacharel em Ciência da Computação e inventor do Teclado Inteligente Multifuncional (TIX).
IRACEMA CARMO MACHADO
Fundadora e gestora social do Instituto Viva Down, uma associação sem fins lucrativos fundada em janeiro de 2018 com o objetivo de ampliar as possibilidades e melhorar a qualidade de vida das famílias e pessoas com Síndrome de Down.
ALEXANDRO LIMA
Graduado em Letras pela PUC Minas e pós-graduado em Biblioteconomia pela Faculdade de Tecnologia e Ciências do Alto Paranaíba. Ministra aulas de inglês, de leitura e escrita braille e de informática para pessoas com deficiência visual. Atua como revisor braille na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais.
14H
VISITA GUIADA À EXPOSIÇÃO "WANDER PIROLI: INVENTOR DO QUE EXISTE", E NARRAÇÃO DE HISTÓRIA COM CARLOS BARBOSA
Carlos Barbosa é contador de histórias, fotógrafo e pesquisador de culturas orais tradicionais e culturas literárias.
Galeria Paulo Campos Guimarães / Teatro da Biblioteca | Circuito Liberdade
18H30
HISTÓRIAS DE WANDER PIROLI EM LIBRAS, COM LAÍS DRUMMOND E DINALVA ANDRADE
Dinalva Andrade é atriz, contadora de histórias e tradutora intérprete de Português/Libras.
Laís Drumond, surda, é atriz e contadora de histórias.
Teatro da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais | Circuito Liberdade
20H
LEITURA DE "A MÃE E O FILHO DA MÃE" DE WANDER PIROLI, POR ANDREA LEDO
Andrea Ledo é estudante de Letras, tem formação técnica em Cinema e desenvolve pesquisas na área de Cinema e Educação. Atuou como livreire na Livraria Mineiriana e na Livraria Quixote.
Teatro da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais | Circuito Liberdade
19H
MESA DE HOMENAGEM À WANDER PIROLI, O INVENTOR DO QUE EXISTE COM CAROLINA FEDATTO E FABRÍCIO MARQUES
Mediação: Lucas Amorim
Carolina P. Fedatto é doutora em Linguística pela Unicamp. Fez estágio de doutorado na Universidade de Paris III. Idealizadora da Cria Coletiva, uma comunidade de discussão e encontro com os livros, a linguagem e as infâncias. É curadora da exposição Wander Piroli: inventor do que existe.
Fabrício Marques é escritor, jornalista e doutor em literatura comparada pela UFMG. Autor de vários livros, entre eles Wander Piroli: uma manada de búfalos dentro do peito (finalista do Prêmio Jabuti em 2019, perfil biográfico, Conceito, 2018), Uma cidade se Inventa (livro-reportagem, Scriptum, 2015, finalista do Prêmio Jabuti em 2016).
Lucas Amorim é historiador e mestrando em Artes, gestor cultural, curador e professor. Atual Diretor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, com o compromisso de ampliar e democratizar o acesso à informação e à leitura no Estado.
Teatro da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais | Circuito Liberdade